EUA, Canadá e México devem apresentar candidatura única para Copa nesta segunda

Ajustar Comente Impressão

As federações de futebol de Estados Unidos, Canadá e México anunciaram, nesta segunda-feira, a intenção de apresentar uma candidatura conjunta à organização do Mundial2026.

Estava prometida desde o último fim de semana uma "comunicação histórica" promovida pelos líderes das federações e ela ocorreu esta segunda-feira, em Nova Iorque, com a oficialização da candidatura a três, a primeira que ocorre no que toca ao principal torneio organizado pela FIFA. "Ao lado de nossos parceiros das federações mexicana e canadense, estamos confiantes que nossa candidatura será exemplar ao tentar trazer a Copa de volta a América do Norte", declarou Sunil Gulati, presidente da Federação Americana.

De acordo com esta proposta, 60 jogos seriam disputados nos Estados Unidos, 10 no México e também 10 no Canadá. A abertura ainda não tem local definido, mas a ideia é que a final seja realizada num estádio americano, indicou o presidente da Federação dos Estados Unidos.

A Copa do Mundo de 2026, cuja sede deve ser anunciada pela Fifa somente em maio de 2020, será a primeira a contar com 48 seleções nacionais - atualmente, 32 países disputam o torneio. "Permite construir projetos, sonhos e emoções", disse De María.

"Estados Unidos, México e Canadá demonstraram individualmente sua excepcional capacidade para serem sede de eventos de qualidade mundial". "O presidente está totalmente favorável", garantiu Gulati. O México organizou as edições de 1970 e 1986. O Canadá, por sua vez, foi sede apenas da Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2015.

Os dois próximos Mundiais masculinos de futebol já têm local definido.

Comentários