Alto-Comissário das Migrações pede investigação a palavras de eurodeputado do PS

Ajustar Comente Impressão

Manuel dos Santos, que integra o Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, continuou, explicando que Luísa Salgueiro, "desconhecida deputada em Lisboa, reside na Maia, é protegida por [primeiro-ministro, António] Costa e [candidato à Câmara do Porto, Manuel] Pizarro e vai ser candidata à câmara de Matosinhos".

Quanto ao termo utilizado, "cigana", Manuel dos Santos afirmou que "pode ter sido uma expressão mais ou menos infeliz mas que é o que é". "No atual contexto político global e com o crescimento de movimentos e discursos populistas racistas, as declarações racistas, sexistas e misóginas de Manuel dos Santos devem ser denunciadas e veementemente repudiadas", pode ler-se no comunicado.

Entretanto, o assunto tomou outras dimensões com vários deputados socialistas a tomarem uma posição de repúdio das palavras de Manuel dos Santos. "A Federação Distrital do Porto do PS retira, por isso, a confiança política a Manuel dos Santos, tendo a expectativa que este se venha a retratar de um comportamento tão ignóbil".

Hoje, como corolário do seu esforço para atacar a candidata do PS à Câmara Municipal de Matosinhos, Luisa Salgueiro, o...

Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado.

O secretário-geral do PS, António Costa, criticou nesta sexta-feira o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, afirmando que se tornou "uma vergonha para o PS", e defendeu a sua expulsão do partido por "preconceitos racistas".

O presidente do PS faz este pedido "considerando o flagrante caráter atentatório da dignidade que deve estar associada à condição de membro do PS, com as responsabilidades institucionais do filiado Manuel dos Santos".

"A agressão não é uma opinião, o insulto não é uma opinião, o racismo não é uma opinião", acrescenta o SOS Racismo, defendendo ainda que o Parlamento Europeu e o Partido Socialista condenem as declarações do eurodeputado Manuel dos Santos "e, em consequência, lhe retirem a confiança politica".

Além de Galamba, também o deputado Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS eleito pelo círculo do Porto diz claramente que se trata de um caso de "misoginia, racismo e xenofobia". Ao longo da minha vida nunca as aceitei. Assim respondeu o socialista Manuel dos Santos, via Twitter, ao líder do partido.

Não foram no entanto os únicos.

O Alto-Comissário para as Migrações remeteu as declarações do eurodeputado Manuel dos Santos para o Gabinete Técnico de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação para averiguação dos factos.

A deputada socialista Isabel Moreira também defendeu que Manuel dos santos deve ser expulso do partido. A governante considera que as declarações "são xenófobas e racistas, impróprias portanto de um regime democrático".

Comentários