Nissan quer aposentar pedal do freio

Ajustar Comente Impressão

A Nissan anunciou nesta quarta-feira (19) que a segunda geração do elétrico Nissan Leaf virá equipado com o e-Pedal. E essa novidade não está sendo tratada apenas por um novo recurso tecnológico, e sim algo que poderá mudar bastante a forma como as pessoas dirigem atualmente. A tecnologia revolucionária transforma o pedal do acelerador em freio também. Mas é claro que isso não significa que o veículo perderá a sua capacidade de acionar os freios no momento em que o motorista achar mais pertinente.

O e-Pedal atua com a função principal de acelerar o novo Leaf. Quando ele alivia o pé do mesmo pedal, o carro começa a acelerar. A tecnologia e-Pedal está sendo usada pela primeiríssima vez em todo o mundo, e permite parar o veículo completamente até mesmo em uma rampa, mantê-lo imóvel em aclives ou declives, e colocá-lo novamente em movimento, utilizando apenas um único pedal.

O também elétrico BMW i3 também tem uma dinâmica semelhante, mas ele não permite parar o carro totalmente acionando somente o pedal do acelerador. "Os condutores poderão concretizar 90 por cento das suas necessidades de condução com o e-Pedal tornando todo o processo de condução mais entusiasmante".

Comentários