Dois milhões de pensionistas com aumento extra em Agosto

Ajustar Comente Impressão

Cerca de dois milhões de pensionistas vão passar a ganhar, neste mês de Agosto, mais seis ou dez euros face ao valor que recebiam no final de 2016.

A subida entra em vigor já este mês, a 10 de agosto para quem recebe através da Segurança Social, ou a 18, para os que recebem pela Caixa Geral de Aposentações.

990 pessoas, que no total vão receber cerca de mais 13 milhões de euros do que o valor pago nos meses anteriores. Este ano, o custo para os cofres do Estado será de 84 milhões de euros.

As cartas do Ministério da Segurança Social fazem ainda um pedido aos pensionistas. A soma dos dois aumentos, no início do ano e em agosto, perfaz os dez euros acrescentados a todos os pensionistas que recebem menos de 631,98 euros por mês.

Quem não quiser receber desta forma, deve indicar se opta por vale de correio, transferência bancária ou em contas diferentes, num prazo de 60 dias, respondendo à carta ou pela linha telefónica da Segurança Social (300 502 502).

A regulamentação da atualização extraordinária das pensões representa uma despesa anual prevista de 194 milhões de euros.

A atualização terá sempre em conta os aumentos que os pensionistas possam já ter registado em janeiro.

À TSF, o Ministério explica que os pensionistas podem continuar a receber por mais do que uma forma, mas terão de informar o Centro Nacional de Pensões dessa escolha. Caso o pensionista não indique a sua preferência, o meio de pagamento será preferencialmente por transferência bancária.

Comentários