Apple perde a vice-liderança do mercado de smartphones para a Huawei

Ajustar Comente Impressão

O desastre do Note7 ainda estava fresco nas memórias dos consumidores e não tinha nenhum S8 na história para nos fazer esquecer das explosões; o iPhones 7/7 Plus eram dois novatos no mercado com uma boa receptividade por parte do público. Eu não sei se os chineses vão conseguir, mas o fato é que eles acabam de ultrapassar uma concorrente bem complicada: a Apple.

De acordo com um novo relatório da empresa de pesquisa de mercado Counterpoint, a Huawei superou a Apple tornando-se assim a segunda maior empresa de smartphones do mundo.

Enquanto junho foi o mês incontestável da companhia chinesa, julho viu uma equiparação entre Huawei e Apple, ambas com fatias pouco superiores a 10% do mercado. A Samsung continua na liderança, com 20%.

A estratégia da Huawei poderá ter de passar por apostar as fichas num lote mais restrito de produtos, à semelhança do que fizeram a Oppo e a Xiaomi, para que os seus modelos apareçam nos mais vendidos, sugere Pavel Naiya, analista senior da Counterpoint. No entanto, vale a pena notar que, com os novos lançamentos do iPhone da Apple ao virar da esquina, o fabricante de iPhone quase certamente voltará para o topo em setembro.

Comentários