Google Drive deixa de poder ser instalado nos computadores

Ajustar Comente Impressão

A aplicação mais antiga Google Drive deixa de ter apoio técnico dia 11 de Dezembro e encerra completamente a 12 de Março de 2018. Renascerá como duas novas aplicações: Backup e Sync, para consumidores, ou Drive File Stream, para empresas.

Uma delas se chama Backup e Sincronização: ela permite selecionar diversas pastas do seu computador para serem salvas na nuvem.

Acontece que, agora, a Google anunciou que vai descontinuar os aplicativos do Fotos e do Drive para PCs e Macs para colocar em atividade o Drive File Stream, um recurso no qual a empresa vinha trabalhando em que usuários corporativos têm acesso fácil a arquivos armazenados na nuvem sem precisar acessar um app específico. É algo semelhante aos placeholders do Microsoft OneDrive e do Dropbox Smart Sync. Até dia 26 de Setembro apenas está disponível para os consumidores do pacote G Suite (um conjunto de aplicações - que inclui o Gmail, o Docs, o Drive e o Calendar - para conectar os trabalhadores numa empresa, independentemente da localização geográfica).

Ou seja, como é típico do Google, agora há duas ferramentas de sincronização para o Drive, em vez de uma só.

Para nós, meros mortais, a solução é baixar o Backup and Sync, que tomará o lugar do app do Google Drive e do Fotos Backup - e que já foi atualizado, por sinal, para adicionar compatibilidade com o Apple File System (APFS).

Recentemente a Google tinha alterado a sua aplicação do Google Drive, conjugando a mesma com o Google Fotos e criando assim o "Backup and Sync".

Comentários