Campanha de prevenção ao suicídio será aberta no domingo (10) — Setembro Amarelo

Ajustar Comente Impressão

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é comemorado em 10 de setembro.

E é já neste domingo, dia 10, a partir das 10.00 horas, no átrio do hospital de Beja, que se realiza uma cerimónia de comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que será seguida do passeio de bicicleta "Juntos a pedalar". A abertura oficial será às 17h30, no Largo de São Sebastião, centro histórico de Manaus. A capital de Amazonas, Manaus, está em 751º na posição do ranking. Uma delas será a da psiquiatra Alessandra Pereira, diretora da Associação Amazonense de Psiquiatria.

A caminhada percorreu a rua Paes Leme da Praça Moura Andrade até a Igreja Nossa Senhora das Graças com distribuição de panfletos, lacinhos amarelos e locução ao vivo sobre o tema.

O evento é gratuito e aberto ao público. Ao final, a palavra fica aberta aos participantes do seminário.

"Agrademos ao Governo Municipal pelo apoio e a todos que levantam essa luta de conscientização sobre a prevenção do suicídio alertando nossa população e promovendo uma cultura de valorização a vida", disse Teresinha Maria das Graças do comitê Pró CVV. A Caminhada terá início em frente ao prédio do Eurobusiness e irá até o balão da ponte da Primavera.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. A Defensoria também oferece assistência psicossocial aos assistidos da instituição. "Precisamos chamar a atenção para a prevenção, que se dá através da fala, do diálogo, aconchego, terapia e medicamentos", frisou, contando que algumas pessoas a questionaram quando souberam que ela levaria o assunto ao parlamento municipal: "Você vai falar sobre isso?". Segundo a AAP, 97% das pessoas que se suicidam tem um diagnóstico psiquiátrico comprovado.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram que o Amazonas possui dois municípios entre os dez com maior número de suicídios, sendo que São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) lidera o ranking, com taxa de 52,2.

Comentários