Defesa põe à disposição passaportes de executivos da JBS/Friboi

Ajustar Comente Impressão

Rodrigo Janot ainda solicitou a suspensão dos benefícios da delação premiada concedidos aos executivos da JBS. A conversa revelaria o que Janot chamou de indícios de "crimes gravíssimos" envolvendo Marcelo Miller, ex-procurador que foi seu auxiliar.

O pedido de prisão está sob sigilo – nem a PGR (Procuradoria Geral da República) nem o Supremo confirmam que foi enviado.

A decisão foi tomada com base no áudio de conversa entre Joesley e Saud entregue à PGR em 31 de agosto.

Na gravação, Joesley instiga Saud a contar o que sabe do submundo da corrupção. Para ele, há indícios fortes de que Miller participou sim da elaboração do acordo de colaboração.

O advogado da empresa, Francisco de Assis, que também é delator, foi o primeiro chegar e o primeiro a depor.

Os delatores argumentam que apenas consultaram Miller em linhas gerais sobre o processo de delação e que acreditavam que ele já havia saído da PGR. Conforme a matéria do jornal fluminense, seis dos 11 ministros da Corte estariam considerando que as informações da JBS devem ser validadas.

O ex-procurador pediu o desligamento do Ministério Público Federal no dia 23 de fevereiro, mas a saída foi oficializada em 5 de abril.

"Ambos desde já deixam à disposição seus passaportes, aproveitando para informar que se colocam à disposição para comparecerem a todos os atos processuais para prestar esclarecimentos, da mesma forma com que têm colaborado com a Justiça até o presente momento", diz petição assinada pelos advogados Pierpaolo Bottini e Ana Fernanda Delosso, em nome de Joesley e Saud.

"Caso tal notícia seja verdadeira, uma vez que o pleito tornou-se público, não se justifica mais a imposição de um contraditório diferido, sendo de rigor a observância do?3o do art. 282 do CPP 1". Para tal citam artigo do Código Penal segundo o qual, se o caso não for de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz deve intimar o alvo de uma medida cautelar (como pedido de prisão), acompanhada de uma cópia do requerimento e das peças necessárias.

Comentários