Seul encontra gás radioativo após teste nuclear de Pyongyang

Ajustar Comente Impressão

A Coreia do Sul afirmou ter encontrado uma pequena quantidade de um elemento radioativo de amostras do ar coletadas após o último teste nuclear da Coreia do Norte no dia (3).

A Comissão de Segurança Nuclear disse que seu detector de xenônio com base em terra na parte nordeste do país encontrou traços do isótopo xenônio-133 em 9 ocasiões, enquanto seu equipamento móvel ao largo da costa leste do país detectou traços do isótopo 4 vezes.

A detonação do que seria uma bomba de hidrogênio na planta nuclear de Punggye-ri, segundo o governo norte-coreano, causou um abalo sísmico de 6,3 graus na escala Richter.

As autoridades também afirmaram que não foram encontrados traços de trítio, que compõem uma bomba de hidrogênio - o tipo que a Coreia do Norte alegou ter lançado.

A Coreia do Sul está treinando uma equipe para se infiltrar na Coreia do Norte e matar o líder do país, Kim Jong Un. A comunidade internacional condenou a ação e o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (11), uma resolução que determina novas sanções contra a Coreia do Norte. Além disso, um teste teria sido feito com o artefato.

O jornal postula ainda que, apesar de ser dificilmente executado, o anúncio do plano deve ter um impacto para diminuir a escalada nuclear de Kim Jong-un, e fazer com que o ditador aceite as ofertas da Coreia do Sul de diálogo.

Comentários