Terremoto de 6,4 graus derruba hotel em Taiwan e mata duas pessoas

Ajustar Comente Impressão

Um terremoto de magnitude 6.4 na escala Richter atingiu a costa leste de Taiwan nesta terça-feira (6). Vários edifícios foram abalados e ficaram inclinados, ruas da cidade apresentam rachaduras e duas pontes ficaram danificadas. As autoridades indicaram que cerca de 30 pessoas estarão dentro do hotel e que as operações de resgate já foram iniciadas.

"O presidente pediu ao gabinete e aos ministérios relacionados que iniciem imediatamente o 'mecanismo de desastres' e que trabalhem com o mais rápido possível no trabalho de socorro em desastres", disse o Gabinete da Presidência em um comunicado.

O tremor ocorreu às 23h50 no horário local (13h50 no horário de Brasília).

O abalo aconteceu às 15h30, hora de Lisboa, a cerca de 20 quilómetros da costa leste da ilha. Fotos colocadas nas redes sociais mostram vários edifícios danificados.

Equipe de emergência retira cordo de escombros de hotel que desabou em Hualien- TYRONE SIU  REUTERS
Equipe de emergência retira cordo de escombros de hotel que desabou em Hualien- TYRONE SIU REUTERS

Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na sequência do sismo, informou o primeiro-ministro taiwanês, Lai Ching-te. O governo acrescentou que um outro hotel também sofreu danos a sua estrutura, sem citar vítimas.

Nos últimos três dias, mais de 20 tremores diários foram registrados em Taiwan, informou o sismólogo Lee Lee Chyi-tyi, da Universidade Central taiwanesa, em meio a um ciclo sísmico que ocorre a cada 100 anos.

Em entrevista a um canal taiwanês, o especialista afirmou que terremotos são cíclicos e relembrou que Taiwan registrou dois tremores de magnitude 8.3, em 1910 e 1920.

Comentários