MPT cobra 'representatividade racial' em novela que se passa na Bahia

Ajustar Comente Impressão

A produção será exibida em horário nobre e estreia na próxima 2ª feira (14.mai).

Ambientada na Bahia, Estado com o maior percentual de população negra do Brasil, "Segundo Sol" tem recebido críticas pelo baixo número de atores negros em seu elenco. O principal conflito da trama consiste no fato de que o protagonista, Emílio Dantas, é convencido a não dizer a verdade sobre o que aconteceu e assumir uma nova identidade em uma localidade distante do litoral baiano, onde formará um par romântico - e branco - com a personagem de Giovana Antonelli.

No documento (eis a íntegra), o MPT considerou "a gravidade do não espelhamento da sociedade nos programas televisivos". A Globo foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho, nesta sexta-feira (11), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho.

"Decidimos expedir essa nota, com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade", explicou a coordenadora nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis.

De acordo com os procuradores do Trabalho que assinam a peça, o descumprimento da recomendação poderá caracterizar "inobservância de norma de ordem pública", cabendo ao Ministério Público "convocar a empresa recalcitrante para prestar esclarecimentos em audiência e, eventualmente, firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, previsto na Lei 7.347/85, art. 5º e 6º, ou propor ação judicial cabível, visando à defesa da ordem jurídica e de interesses sociais e individuais indisponíveis".

A recomendação estabelece ainda 1 conjunto de ações a ser tomado para que a igualdade racial seja respeitada não somente no elenco da novela, mas em todo o ambiente de trabalho da Rede Globo. Deve informar, inclusive, as grades de horários para veiculação de campanhas institucionais pertinentes.

Comentários