Pedidos de aposentadoria passarão a ser feitos pelo telefone e pela internet

Ajustar Comente Impressão

Como uma medida para evitar filas e simplificar o atendimento em suas agências, o INSS informou que deixará de realizar agendamentos de atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade.

Com a mudança, que entrará em vigor a partir de segunda-feira (21), a presença nos postos por parte dos segurados só será requisitada caso exista alguma pendência na documentação.

A solicitação do benefício continua sendo feita pela internet, em meu.inss.gov.br, ou por telefone, no 135.

Além de ser válido para aposentadorias por idade, o novo esquema de atendimento também se aplica a solicitações de salário-maternidade.

Na internet, é necessário fazer um cadastro e pegar uma senha. Assim que uma solicitação for encaminhada, os beneficiários serão capazes de acompanhar o andamento a partir de um protocolo. De modo geral, porém, o processo de requerimento e de concessão da aposentadoria será feito automaticamente, o que, de acordo com o INSS, deve agilizar a análise dos pedidos e beneficiar os requerentes.

Quando não faltar nenhuma informação, o benefício será concedido a distância, sem a necessidade de ir até um posto do INSS.

No documento, há informações sobre os cálculos usados pelo INSS e sobre a data de pagamento do primeiro benefício. Caso haja erro de cálculo, o prazo é de dez anos para pedir uma revisão.

Comentários