https://static.noticiasaominuto.com/stockimages/1920/naom_591c95805cd2b.jpg

Saúde

Devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, a movimentação no salão de doadores tende a cair, de acordo com chefe de Promoção a Doação de Sangue do Hemorio, Neusimar Carvalho. "Todos têm o direito de esperar que o sangue que precisam esteja disponível quando necessário". O perfil dos doadores de sangue se mantém estável no País ao longo dos últimos anos.
  • Campanha alerta para importância das doações de leite materno

    Campanha alerta para importância das doações de leite materno

    Saúde

    A jovem Rosa Etelvina Nunes Santos, de 25 anos, chegou com a pequena Maria, de apenas três meses, nos braços para fazer a doação do leite materno. "É uma oportunidade de divulgar a importância da doação do leite materno e como ele faz a diferença na vida dos bebês internados nas unidades neonatais".
  • Orçamento para saúde no Brasil fica abaixo da média mundial, revela OMS

    Orçamento para saúde no Brasil fica abaixo da média mundial, revela OMS

    Saúde

    Além disso, mais de dois terços das mortes de adolescentes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático. Considerando apenas os países de baixa e média renda na África, as patologias transmissíveis como HIV/AIDS, infecções respiratórias inferiores, meningite e doenças diarreicas são as maiores causadoras de óbitos entre os adolescentes, ultrapassando as lesões no trânsito.
  • Anvisa inclui maconha como planta medicinal

    Anvisa inclui maconha como planta medicinal

    Saúde

    A substâncias passa a fazer parte de uma relação de produtos biológicos, princípios ativos, excipientes e plantas de interesse da indústria farmacêutica. O Mevatryl já é aprovado em 28 países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Suécia e Israel. Ele é indicado para o controle de sintomas da esclerose múltipla em pacientes que não respondem a outros tratamentos.
  • Adolescente norte-americano morre por consumir demasiada cafeína

    Adolescente norte-americano morre por consumir demasiada cafeína

    Saúde

    O legista Gar Watts confirmou que os médicos registraram "um evento cardíaco induzido por cafeína que resultou em arritmia" como a causa da morte do adolescente. Gary Watts sublinhou particularmente, o facto "perigoso" de não haver uma tabela fixa sobre a quantidade de cafeína que se pode consumir. O médico legista que autopsiou o corpo do jovem alertou para o consumo moderado de cafeína após a tragédia.
  • Casos de dengue, zika e chikungunya caem 89% em 2017

    Casos de dengue, zika e chikungunya caem 89% em 2017

    Saúde

    Já os de dengue tiveram uma redução de 90,3%; enquanto que os de chikungunya diminuíram 68,1%. Os dados são de boletim epidemiológico elaborado pelo Ministério da Saúde . As infecções por zika caíram de 170.535 casos, em 2016, para 7.911, neste ano. Em São Paulo, estado mais populoso do País, foi verificada a taxa de incidência de 18,4 a cada grupo de 100 mil pessoas.
  • Médicos portugueses iniciam hoje uma greve de dois dias

    Médicos portugueses iniciam hoje uma greve de dois dias

    Saúde

    Adalberto Campos Fernandes afirmou que "há espaço em termos de faseamento no tempo" para acolher as propostas dos dois sindicatos que convocaram a paralisação, estimando que o calendário das negociações possa estar encerrado em Setembro. "Este ano e dois meses de negociação não serviu para praticamente nada", disse. Os médicos estão desde a meia-noite em greve. "Quem anda no terreno sente há muito tempo esta revolta e esta indignação, que vão ser corporizadas na enorme adesão que nós ...
  • Saúde registra segunda morte por gripe influenza neste ano

    Saúde registra segunda morte por gripe influenza neste ano

    Saúde

    A ação iniciada em meados de abril já dispensou 6.838 doses da vacina, o que corresponde a 31,74% de cobertura. Atualmente 56 pessoas já solicitaram a visita de profissionais de saúde para aplicação das doses de vacina contra gripe em domicilio.
  • HIV é eliminado do corpo de animais vivos pela primeira vez

    HIV é eliminado do corpo de animais vivos pela primeira vez

    Saúde

    O grande passo rumo à erradicação do vírus surgiu do momento em que os profissionais conseguiram eliminá-lo totalmente de camundongos que haviam recebido o vírus. O próximo estágio é fazer testes em primatas, pois neles o HIV induz doenças, podendo demonstrar novos efeitos e a capacidade de real remoção do vírus.
  • Cerveja mais eficaz que o paracetamol no combate à dor

    Cerveja mais eficaz que o paracetamol no combate à dor

    Saúde

    O estudo foi publicado no The Journal of Pain , mostrando ainda o resultado de outros 18 levantamentos que foram feitos antes de chegar a essa conclusão. Os pesquisadores ressaltaram também que o álcool oferece "reduções clinicamente relevantes nas classificações da intensidade da dor". No entanto, não é conclusivo se o álcool reduz o sentimento de dor porque afeta recetores cerebrais ou porque apenas diminui a ansiedade, o que nos faz pensar que a dor não é tão forte.